Resenha- O conto da aia


0

“Talvez nada disso seja a respeito de controle. Talvez não seja realmente sobre quem pode possuir quem, quem pode fazer o que com quem e sair impune, mesmo que seja até levar à morte. Talvez não seja sobre quem pode se sentar e quem tem de se ajoelhar ou ficar de pé ou se deitar, de pernas arreganhadas. Talvez seja sobre quem pode fazer o que com quem e ser perdoado por isso. Nunca me diga que da no mesmo”

Uma distopia que retrata um Estados Unidos teocrático e totalitário, onde as mulheres perdem seus direitos e são constantemente oprimidas. A taxa de natalidade diminuiu drasticamente e as mulheres jovens e férteis se tornam ‘aias’, que são usadas como meio para a procriação. As mulheres que se rebelassem ou se recusassem a fazer suas tarefas eram enviadas às colônias ou mortas.

O livro foi escrito em 1985, mas não se engane, é mais atual do que pensamos ser. Uma sociedade extremamente religiosa, machista e controladora. A protagonista é uma aia e acompanhamos a história pelos olhos dela, sua função é tentar dar herdeiros ao chefe da família. O enredo é basicamente um relato do dia a dia de uma mulher que vive em um regime autoritário e opressor. Conseguimos perceber durante a leitura a diferença entre o que o país era e o que o país se tornou, como aquelas ideias foram implantadas na sociedade e como aos poucos as mulheres foram sendo dispensadas de seus empregos, perdendo seu dinheiro e se tornando propriedade. Podemos perceber também como essa é uma situação tão próxima da nossa sociedade e do nosso país. Como estamos cercadas de ideais que se parecem muito com os de Gilead. * Uma leitura importantíssima, um livro bem escrito e estruturado. Mas não se engane, não há heróis ou saídas,há apenas a realidade nua e crua. Margarete escreveu uma obra para ser aclamada e servir de exemplo para o que não queremos em uma sociedade. De todas as leituras do ano essa é de longe uma das mais tocantes e que nos faz refletir sobre o que fomos, o que somos e o que queremos ser como mulheres na sociedade, refletir sobre luta, igualdade e diretos.

>>>The Handmaid’s Tale é a série de televisão criada por Bruce Miller, baseado no romance de Margaret Atwood.


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
1
love
lol lol
0
lol
omg omg
1
omg
win win
1
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format