Roger Waters / Turnê Us + Them

Pensamento duplo indica a capacidade de ter na mente, ao mesmo tempo, duas opiniões contraditórias e aceitar ambas. George Orwell


1
1 ponto

 Show Roger Waters – Turnê Us + Them (Estádio Mineirão 21/10/2018)

Roger Waters, após várias imagens no telão sobre racismo, violência e discriminação, bate no peito e diz: ” I Know”.  Além de ser conhecido pela carreira de conteúdo politizado, talvez tenha feito uma referência ao fato de seu pai ter prestado serviços a Inglaterra nos anos da Segunda Guerra Mundial, onde acabou morto nos campos de Anzio, na Italia. Hoje, num sentimento de letargia, após esse show maravilhoso presenciado ontem, reflito e chego à conclusão, que o povo precisa de um pai e os ditadores muitas vezes ocupam esses lugares. As frustrações dos cidadãos são usadas politicamente para criar pessoas fanáticas, violentas e extremamente preconceituosas. 

A hora em que o estádio em peso participa do show, foi em Another Brick in the Wall, que no final termina com o coro de crianças com a camiseta com a palavra RESIST. Essa certamente é uma música popular, que todos conhecem, mas muitos sem saber da história real do que trata o The Wall, que fala de como o consumismo não pode preencher o vazio, de como os homens são moldados para tratar mal as mulheres. É como se cada um desses abusos, as violências praticadas contra as minorias, os julgamentos feitos, vão formando um pequeno tijolo na parede. Assim, cada um de nós acaba se tornando um tijolo na parede. No final formamos um muro que nos isola uns dos outros e nos torna inimigos. E esse muro estava presente no estádio ontem e está aqui, nas redes sociais, nas ruas, estamos separados e vivemos estigmatizados por nossas escolhas. (sim, eu fui afrontada por um jovem neonazista que fumava maconha, e colocou o dedo na minha cara quando eu manifestei em aplausos à uma frase impressa no telão, e me ameaçou dizendo: “eu sou estudante de Economia, esse governo é uma merda, você não é nada”)

Quando sobe a imagem da fábrica do Animals, vejo várias pessoas mexendo no celular, alheias ao conteúdo implícito em cada imagem. O maravilhoso álbum, que é uma crítica direta ao capitalismo, é baseado no livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell. Roger equipara os humanos a cada um dos três animais do livro: os cães são usados para representarem os “homens da lei”, os porcos os “políticos corruptos e moralistas”, e as ovelhas, que sem pensamento próprio (ou imposto pela mídia) e que cegamente seguem um líder, são os “cidadãos”. Eu li esse livro quando era adolescente, e assistir essa obra prima, de mãos dadas com minha filha de treze anos, teve um valor simbólico além do que posso descrever! Ver que ela nessa idade, é capaz de chorar ao perceber a mensagem subliminar em cada estrofe passada no telão, só me deixa orgulhosa da história que estamos construindo juntas.

Espero de fato, que um dia a ovelha se rebele e domine os seus opressores, mas penso que isso é uma tarefa quase impossível pelas minorias pelo mundo afora.

Mais que um show! Um espetáculo que deve ser lembrado por anos! 

Roger Divo pleno! Só amo mais que antes! 

                                                             Mhorgana Alessandra❤


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

1
1 ponto

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
2
love
lol lol
1
lol
omg omg
2
omg
win win
1
win
Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e mestranda em Literatura. Diretora da Anima - Núcleo de Desenvolvimento Humano, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Casada, mãe de duas lindas meninas, é amante da música, literatura, artes marciais e atividades ligadas ao crescimento espiritual. Ganhou diversos concursos literários e vem participando como autora e organizadora de diversas Antologias. Escritora, blogueira, colunista e roteirista, transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, suspense, terror e horror. Seu autor preferido é Stephen King e como ele, acredita que o escritor presta atenção em como as pessoas reais se comportam e então, conta a verdade sobre o que vê, através de caminhos alternativos e acrobáticos. É membro da ABERST e da A Arte do Terror e vem desenvolvendo projetos voltados a esse mercado específico.
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format