Resenha – Vestígios


6

“Tanta coisa pode ser cruel. O tempo. O amor não correspondido. O salário que não dá. A pobreza e , pior, a miséria. A chuva torrencial e a seca. O sol. O assassino. O ladrão com a arma na mão. O torturador. A punição.”


Mario, agente do Sistema de Informações está de volta à Vila Mariana para gerenciar uma empresa de segurança, mas o que algumas pessoas não sabem é que Mario foi um dos agentes que trabalharam para a queda da Casa da Lapa décadas antes, ali mesmo. “Vestígios” é uma história recheada de política e suspense, vamos conhecer José Carlos, Regina, Mário, Aristeu, Padre Alípio, Coutinho e as histórias de ex-militares, ex-agentes da ditadura e militantes. Ambientado no período de 1976 a 2000 a história vai te surpreender, com reviravoltas e lembranças que voltaram a tona depois de décadas esquecidas.

Dramaturgo e jornalista Vladimir Herzog morto no DOI-CODI. O governo declarou em 1975 que Vladimir havia cometido suicídio, porém o corpo mostrava marcas de tortura e estrangulamento. Houveram grandes mobilizações e manifestações contra o governo militar por conta da morte de Vladimir



Sandra conduziu a história com maestria, eu não conseguia largar o livro até saber qual seriam os próximos acontecimentos. É uma ficção, mas não se engane, é muito mais real do que se imagina… com personagens presentes e muito bem desenvolvidos, nos sentimos ali, parte da história vivendo todo aquele turbilhão de emoções, cada capitulo acompanhamos uma visão e é impossível não se afeiçoar a José, com toda sua ingenuidade e essência, assim como é difícil não sentir empatia por Regina, Aristeu e até mesmo por Padre Alípio (apesar de haver ressalvas).


Conhecemos um mundo que não nos é apresentado com frequência, como grande fã de história governos ditatoriais na América Latina é um dos assuntos que procuro me aprofundar com frequência, já era ciente dos ocorridos da época, mas ler sobre chega a ser angustiante. Mais para o final do livro a autora cita trechos de depoimentos de pessoas que foram torturadas durante esse tempo sombrio que vivemos e a cada linha eu só conseguia sentir uma revolta e tristeza profunda, principalmente por se ver ainda hoje pessoas que compactuam com tais ideias ou possuem alguma coragem para dizer “ditadura não existiu no Brasil” Existiu e deixou marcas profundas.

“A vítima dizia que o doutor Joaquim espremia os mamilos das mulheres até sangrar. Daí aplicava choques elétricos, ligando fios aos seios feridos. Arrancava unhas. Quebrava dentes. Provocava o afogamento. Ameaçava de morte aos familiares. Apagava cigarros nos corpos das vítimas. E o pau de arara, doutor Joaquim abusava dele”


Vamos acompanhar durante a leitura os dois lados da moeda, o torturador e o torturado. Vamos ler trechos do diário de Mario e acompanha-lo por toda sua trajetória em relembrar o passado, os tempos de agente, o período de ascensão dos democratas e as disputas internas.
É uma leitura instigante, divertida, inquietante e rica. Muito bem escrito “Vestígios” se tornou um dos meus livros nacionais favoritos e foi um prazer ler essa história incrível, nossa parceira Sandra arrasou, foi nosso primeiro contato com sua escrita e não poderíamos ter gostado mais!

centenas de pessoas permanecem desaparecidas até hoje.
“Onde estão nossos parentes mortos e/ou desaparecidos?”
Sandra aborda o tema durante a história de forma que podemos visualizar a dor de quem perdeu um parente durante os anos de chumbo


Quanta realidade cabe em uma ficção?

“Em 1976 foram mortos o metalúrgico Manoel Fiel Filho, o jornalista Vladimir Herzog, os dirigentes do PC do B Ângelo Arroyo e Pedro Pomar( os dois últimos na Casa da Lapa), sem esquecer das numerosas bombas plantadas, mostravam a quem quisesse ver que setores militares e civis não entregariam tão facilmente o poder”

“Cláudio Guerra forneceu uma parte das informações para compor o cotidiano e cenas de violência dos personagens Amaral( codinome Ivan) e Mário. Cláudio Guerra, hoje pastor evangélico, foi um policial tido como responsável por 60 execuções em curto espaço de tempo, apontado pela Policia Federal como chefe do crime organizado em Espirito Santo, condenado a 42 anos pela morte do bicheiro Jonathas Bullamarques e com uma condenação de 18 anos suspensa pelo assassinato de sua mulher e cunhada, abandonadas no lixão da grande Vitória.”

Sandra Abrano 223 páginas 
Editora Bandeirola


Like it? Share with your friends!

6
Victoria Manuela
Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, escreve contos, textos e poesias, é leitora assídua de vários estilos literários. Futura socióloga gosta de ler, escrever e pintar.

30 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pedir internet oi disse:

    fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

    https://planosoifibra.com.br/

  2. musica ao vivo para casamento disse:

    me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    https://www.bandashowfactory.com.br

  3. filmes lançamentos torrent magnet disse:

    Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    https://comandotorrentshd.tv/

  4. Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

    https://www.candidatos.app

  5. Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    https://procurarcep.com.br/bahia

  6. Series Online disse:

    fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

    https://seriesflix2.com/

  7. amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    https://seriesflix2.com/

  8. jingles comerciais preço disse:

    demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

    https://jingledavitoria.com.br/jingles-comerciais

  9. wordpress migration plugins disse:

    I really like your writing style, fantastic info, regards for putting up :D. “Every moment of one’s existence one is growing into more or retreating into less.” by Norman Mailer.

    https://www.navthemes.com/top-migration-plugins/

  10. gutenberg block plugins disse:

    Great post. I used to be checking constantly this blog and I’m impressed! Very useful information specially the final part 🙂 I maintain such info much. I was seeking this particular information for a long time. Thank you and good luck.

    https://www.navthemes.com/gutenberg-block-plugins/

  11. Naruto Shippuden Todos os Episódios disse:

    Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

    https://animeonline.site/anime/naruto-shippuden-onlinesss

  12. Eldon Mulliniks disse:

    I’ve recently started a blog, the info you offer on this website has helped me tremendously. Thanks for all of your time & work. “Patriotism is often an arbitrary veneration of real estate above principles.” by George Jean Nathan.

    https://playgames365.com/girls-games

  13. clinica ginicologica em brasilia disse:

    Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

    https://draanaluiza.com.br/contato/

  14. Denise Korpalski disse:

    obrigado por fazer este post, informações valiosas sobre a ditadura veja também o projeto along hair

  15. froleprotrem disse:

    Great remarkable things here. I?¦m very satisfied to look your post. Thanks a lot and i’m having a look ahead to contact you. Will you kindly drop me a e-mail?

    http://www.froleprotrem.com/

  16. Sandra Abrano disse:

    Amei sua resenha, Victoria. Vestígios é um thriller que tem na ação dos agentes secretos brasileiros o mote de sua narrativa. Uma história pra gente não esquecer, pra não levarmos ao poder quem apoia torturadores, quem quer a volta de um governo ditatorial.