Resenha- Sejamos todos feministas.


0



  • {Sejamos todos feministas}
    😏💪🏽
    Uma adaptação de um discurso feito pela CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE em 2012 no TEDxEuston(conferência com foco na África) nos conta um pouco mais sobre o feminismo e sobre a desigualdade de gênero na Nigéria. Relatando sobre a primeira vez em que foi chamada de “feminista” e sobre como as pessoas enxergam o movimento em seu país e no mundo. –
    Chimananda nos apresenta em “Sejamos todos feministas” um discurso rico em experiências femininas e informações sobre o movimento feminista. A princípio a autora nos conta sobre seu discurso e sobre a primeira vez em que foi denominada feminista, e como o adjetivo veio de forma pejorativa. Para começarmos a discutir e a aprender com o tema do livro, precisamos entender que o FEMINISMO NÃO É O CONTRÁRIO DE MACHISMO, o feminismo é a luta por igualdade de gênero e por empoderamento e reconhecimento feminino na sociedade.
    “A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.”

    O livro nos conta principalmente sobre a desigualdade de gênero na Nigéria, que na maioria das vezes, me pareceu muito similar com as situações e discursos um tanto quanto machistas que vemos e vivemos diariamente no Brasil. A narrativa nos faz refletir sobre as questões sociais e educativas, em como ensinamos nossas crianças e em como tratamos nossas mulheres,como as objetificamos colando-as em um pedestal sexista. Não sei como me expressar melhor em relação ao livro senão com a palavra: essencial. Para alguém que já está introduzida(o) no movimento feminista, talvez a leitura seja apenas para reforçar, para você que quer saber e entender um pouco mais dessa luta, é realmente de extrema importância!! Recomendo para todas, todos e todxs! Precisamos de mais material assim, que nos faça entender que o mundo precisa de uma mudança. Como feminista ativa, posso dizer que fiquei grata por mais uma leitura assim, o feminismo é na maioria das vezes associado a orientação sexual, raiva e extremismo, o quanto antes mudarmos essa visão odiosa, melhor!🥰

    “A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura.”


    Autora: Chimananda Ngozi Adichie.

    Editora: Companhia das letras.

    Páginas: 38 páginas.

Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format