Resenha- O Pagador de Promessas


0
11 compartilhar

{O Pagador de Promessas💫}

Um clássico da literatura teatral brasileira “ O Pagador de Promessas” conta a história de Zé-do-burro, um homem simples e da roça, que após ter seu burro machucado por um galho de árvore faz uma promessa a Santa Barbara.Se seu burro fosse salvo ele carregaria uma cruz no ombro até a igreja de Santa Barbara. Mas como em sua cidade não havia nenhuma igreja dedicada a santa, a promessa foi feita em um terreiro de candomblé a Iansã. Enfrentando o peso de uma cruz no ombro por sete léguas , acompanhado de sua esposa ainda vai enfrentar um padre que após descobrir que a promessa foi feita para uma Orixá o proibi de entrar na igreja, um homem que passará uma noite com sua mulher, a mídia que aproveita de sua inocência e um policial que rapidamente se vê com sangue inocente nas mãos .
💫💫💫💫
Uma reflexão sobre intolerância,violência, fé e ruralidade. Uma peça de teatro da década de 60 com um tema cabível nos dias de hoje, retratando principalmente intolerância religiosa. Li o livro para um trabalho de escola e me surpreendi ao gostar realmente, a fé de Zé é admirável apesar de sua ingenuidade, “Bonitão” seria o famoso “embuste” dos dias de hoje ,o Padre Olavo é a representação da intolerância que ainda é presente, a mídia na história como em todas as épocas é aproveitadora e um tanto quanto manipuladora e “Secreta” é mais um dos vários policiais que ao invés de proteger são o retrato dos crimes que eles próprios julgam. Dias Gomes escreveu um retrato sobre a vida, costumes e ambiente do brasileiro de 1960, “O Pagador de Promessas “ conta uma história sobre choque de realidade entre cultura rural e urbana um pouco antes da Ditadura Militar Brasileira(onde o autor teve sua novela “Roque Santeiro” censurada e proibida ). 

A obra teve uma adaptação cinematográfica em 1962 após ser retratada no teatro, conquistando a primeira indicação ao Oscar de um filme brasileiro.

 Um livro para refletir um pouco e conhecer mais a história e os clássicos do Brasil.
Recomendado pra os fãs de novela e História 😉
+
Autor: Dias Gomes
Páginas: 79 páginas
Editora: Bertrand Brasil


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0
11 compartilhar

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format