Resenha – O Lado Escuro da Floresta


0

As pessoas me perguntam por que eu escrevo coisas tão brutas. Gosto de dizer que tenho um coração de menino – está guardado num vidro em cima da minha escrivaninha”

                                                                                                                                                          Stephen King

                O livro introduz essas simples e profundas palavras de um dos maiores autores do gênero terror. E posso ressaltar que as características da escrita da Mhorgana se efetuam influenciadas pela do grande mestre. Aquele teor psicológico espreita por todos os lados e a intenção do livro é essa mesma – causar certo incômodo que nos estremece da cabeça aos pés.

                Lançado pela editora Illuminare, temos aqui um livro abrangendo 9 contos muito bem escritos. Com prólogo e epílogo feitos pela própria autora, trazem um adendo do fascínio das pessoas por histórias de mistério e morte – interesses que permeiam por séculos. Não é a toa que a maior parte dos contos é baseada em séculos passados, influenciados pela cultura nórdica. Havia muito mistério em costumes e rituais vigentes no passado, e isso serviu de base para se criar um ambiente soturno, pesado, enuviado, costurado por linhas de quem tem o verdadeiro dom para o terror.

                Eu poderia falar de todos os contos, mas creio que ficaria uma resenha muito longa, por isso vou apresentar o meu ponto de vista geral do livro e depois destacar os títulos de que mais gostei. Bom, em “O Lado Escuro da Floresta”, nos deparamos praticamente com todos os contos tendo como ambiente principal as florestas. O único no qual a história se baseou praticamente em outro ambiente foi em a Potra Escarlete, mesmo assim algum mistério que envolve floresta foi citado.

                Uma informação que eu não sabia, que talvez nem tenha tanta importância assim, era a época em que Mhorgana os escreveu. Acredito que aconteceu em uma mesma fase, por conta do estilo equiparado; todavia senti uma qualidade maior em alguns textos, que são exatamente dos que mais gostei, pois penso que não basta apenas escrever uma boa história, mas sim saber contá-la de forma prodigiosa. Um livro bem escrito pode ser bom, mesmo que o enredo não pareça ser tão cativante de início.

                De forma geral, você entra numa atmosfera na qual os contos iniciam detalhando as características dos personagens e em que posição estão inseridos na sociedade. A leitura flui, pois são informações de suma importância para entendermos seus motes, seus desejos e seus intuitos – mesmo que em algum momento não pareça fazer muito sentido tais atos brutalmente violentos e insanos.  A criatividade esteve em seu nível máximo, mesmo que nem sempre explorada de forma coerente. Não obstante, você se delicia, faz caras e bocas, aperta as sobrancelhas, para poder ler atentamente e não perder o fio da meada diante de ações assustadoramente detalhadas. O ápice fica sempre para o final, e esta aí o encantamento dos contos.

                Neste parágrafo, vou mencionar aqueles que me causaram certo impacto, pois achei a historia incrível, coesa e fora dos padrões. Aqui Mhorgana as costura sem medo de errar e sem nenhum `pudor`.  Começamos pela “A Tríade das Colinas”, uma história de loucura, insanidade e desequilíbrio. Tudo é visto apenas pela ótica da personagem principal, que com uma pitada de erotismo, gerencia seus atos a favor dos seus desejos, tanto psíquicos quanto carnais, e pra isso ela se vale de cometer até o impossível para conseguir aqueles que se diz amar. Com uma vida aparentemente sem graça, almejava algo maior para preencher sua vida, muito além do seu casamento que, aos olhos de todos, era perfeito; aliás, podemos dizer que era mesmo. A dualidade estava aí – era uma mulher que tinha tudo para ser feliz, mas uma voz incessante lhe afligia, dizendo para buscar algo além do trivial. E esse algo além do trivial só lendo o conto para saber. De forma alguma soltaria spoiler; creio que já falei o suficiente. O outro conto de que gostei daria para virar um episódio de Arquivo-X, diante de sua mistura de magia, bruxaria, mistério, acontecimentos passados não esclarecidos e que só viriam a serem parcialmente alumiados anos depois. Falo de “Rockingham, A Floresta Amaldiçoada”. Um conto envolto em uma espiral de acontecimentos que nos deixa extasiado para saber a conclusão. A história tem como protagonista uma enfermeira que se deparou com situações que envolviam crimes e mistérios de seu passado que ela nunca imaginou pertencer. Diante disso, passou a buscar freneticamente informações que poderiam dar uma luz no fim do túnel. No entanto, infelizmente, sua busca incessante fez reascender algo além do inimaginável.

                Eu não iria mencionar outro conto, mas achei relevante comentar sobre o último “Aokigahara, a Floresta da Morte” que trata da questão do suicídio vista por outros parâmetros, por crenças de uma cultura oriental secular. Apesar de ser um conto cujos personagens idealizam a morte de uma forma de pensar diferente da nossa cultura atual, creio que a leitura deva ser cautelosa, apenas no sentido restrito informativo e ficcional.

                Em um apanhado conclusivo, é um livro que vale a pena ser lido. A única ressalva é a repetição de cenas de pessoas sendo estripadas em mais de um conto. Obviamente, Mhorgana deva ter se baseado em alguns rituais do passado para inserir esse tipo de violência, mas que nem sempre estavam coesas. Por outro lado, ela está estritamente preparada para nos presentear com um livro de ficção maior. Se esses magníficos contos foram só o começo, imaginem o que viria depois. Só sei que estarei preparado para lê-lo. Precisamos de mais histórias de terror peculiares, fantásticas e assombrosas. Se você não conhece a combinação de belo e horror, aqui está um exímio exemplo – triunfante.

Sobre a autora

Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e mestranda em Literatura. Diretora da Anima, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Ganhou diversos concursos literários, é escritora, blogueira, colunista e roteirista e transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, suspense, terror, horror e quadrinhos. Como antologista, publicou dezenas de contos, roteiros e também, o livro “O Lado Escuro da Floresta”. Tem como referências Baudelaire e Pessoa e os mestres King, Poe e Lovecraft. É editora e idealizadora do portal literário Literanima e do projeto A Arte do Terror, e do podcast Aterrorizados. Membro da Academia Mineira de Belas Artes, é associada da ABERST e vem desenvolvendo projetos voltados a esse mercado específico.

Resenha por Maleno Maia


Like it? Share with your friends!

0

33 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. internet oi fibra disse:

    incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

    https://planosoifibra.com.br/

  2. tipos de psoríase disse:

    amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    https://www.casadicha.com.br/tipos-de-psoriase/

  3. filmes lançamentos torrent disse:

    Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

    https://comandotorrentshd.tv/

  4. licenças microsoft disse:

    Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

    https://www.rrsoftwarestore.com.br

  5. Candidatos a prefeito disse:

    demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

    https://www.candidatos.app

  6. Candidatos a prefeito disse:

    Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

    https://www.candidatos.app

  7. amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    https://procurarcep.com.br/bahia

  8. jingles comerciais disse:

    Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

    https://jingledavitoria.com.br/jingles-comerciais

  9. kit camisa social manga longa disse:

    me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

    https://www.dommen.com.br/kits-camisas-masculinas

  10. The God of High School Todos os Episódios disse:

    me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

    https://animeonline.site/anime/the-god-of-high-school

  11. Aprenda a Ganhar dinheiro na Internet de Verdade disse:

    amei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

    https://fortunanet.com.br/

  12. Auto Transformador Trifásico disse:

    incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

    https://nucleoats.ind.br/transformador-industrial

  13. I got this website from my friend who told me concerning this site and now this time I am
    browsing this website and reading very informative posts at this place.

    Also visit my website: best web hosting 2020

  14. Link exchange is nothing else however it is simply placing the other person’s webpage link on your page at appropriate place and other person will
    also do same in support of you. yynxznuh cheap flights

  15. Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and all. Nevertheless imagine if you added some great pictures
    or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent
    but with pics and videos, this site could certainly be one of the very best in its
    field. Excellent blog! cheap flights 3gqLYTc

  16. Asking questions are really fastidious thing
    if you are not understanding something completely, but this article presents fastidious understanding yet.
    2CSYEon cheap flights

  17. First of all I want to say wonderful blog!
    I had a quick question which I’d like to
    ask if you don’t mind. I was curious to know how you
    center yourself and clear your mind prior to writing.
    I’ve had a difficult time clearing my mind in getting
    my thoughts out there. I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted
    simply just trying to figure out how to begin. Any suggestions or tips?

    Appreciate it! cheap flights 3aN8IMa

  18. I don’t even know the way I stopped up here, but I thought
    this publish used to be great. I do not realize who you
    are but certainly you’re going to a famous
    blogger for those who are not already. Cheers!

    Visit my web page :: cheap flights

  19. Its such as you read my mind! You seem to grasp
    a lot about this, such as you wrote the e book in it or something.

    I believe that you simply could do with some p.c.
    to force the message house a bit, however other than that, that
    is excellent blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

    Feel free to surf to my web page; cheap flights

  20. Hello there, I found your blog by means of Google at
    the same time as looking for a comparable matter, your website came up,
    it seems good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hi there, simply turned into alert to your blog via
    Google, and located that it’s really informative. I am going to watch out for brussels.

    I’ll be grateful should you continue this in future.
    Many other folks shall be benefited from your writing.
    Cheers!

    Also visit my web page best web hosting