Resenha- Matim-Taperê


1
1 ponto

Em uma cidade do interior no Norte do Brasil, Dona Esmeralda verá as lendas que sempre ouviu na infância, virarem realidade diante de seus olhos. Uma misteriosa e aterrorizante pedinte surge em seu portão, buscando café e fumo, fazendo com que a ´velha´ presencie uma das mais antigas histórias da região.


Matim-Taperê foi meu primeiro contato com a escrita do nosso parceiro Rafael, me surpreendi pela leveza e fluidez do enredo que nos envolve em um folclore nortista. Não conhecia a história de Matim- Taperê, é tão estranho dizer que faz anos que vivo mergulhada no mundo dos livros e ainda sim não conheço nem metade das histórias regionais e costumeiras do nosso país. O conto é escrito em um vocabulário simples, mas não deixa de ser bem elaborado, pelo contrário, isso faz com que nos envolva facilmente na trama. Apesar de curto, conseguimos sentir a presença e personalidade de Dona Esmeralda, que não deixa nada passar e é confiante em suas crenças.

A lenda:

Diz a lenda, que à noite, um assobio agudo interrompe o sono das pessoas e assusta crianças, fazendo com que o dono da casa prometa tabaco ou fumo. Ao ouvir durante a noite,, um estridente assobio, o morador diz:: ” – Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco”. No dia seguinte uma velha aparece casa.

Não há como dizer muito sem dar spoilers por ser um conto de 17 páginas, mas leia, em menos de 5 minutos, você conclui essa história enriquecedora.

Autor: Rafael Santos

Páginas: 17 páginas


Baixar na Amazon!

“Se ouvir alguem gritar Matim-Taperê é melhor fechar a porta e a janela, ficar quietinho e rezar pra não ouvir o assobio dela.Sim, ela existe e é imortal! Não é lenda. E no norte todo mundo sabe o destino de quem não lhe paga a prenda.”


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

1
1 ponto

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
1
fun
geeky geeky
1
geeky
love love
1
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format