Resenha- Bile Negra


0
7 compartilhar

Estamos falando de um livro forte e denso, uma leitura para pessoas sensíveis e que gostem de entrar em contato com pensamentos mais profundos e repensar sobre a própria existência. O livro Bile Negra de Alexandre Loch é uma tentativa de trazer à tona e de traduzir esta sensação que todo indivíduo tem, do vazio, da busca interna. Alexandre Loch é Médico Psiquiatra e Filósofo, Psicanalista e Psicodramatista. 
O título Bile Negra se deve a teoria dos quatro humores, conhecida através Hipócrates, dentre as quatro biles está a bile negra. Esta, quando em desequilíbrio, gera melancolia e outros estados de angústia, tão conhecidos da sociedade moderna. Já que angústia é inerente a todo ser humano, o livro Bile Negra funciona como um portal que nos remete às janelas da própria existência e às próprias angústias. A cada página, um novo mergulho em nossos medos e pensamentos. 
A história se desenvolve por partes: Parte I / Tormenta, no cenário do consultório, onde Iago faz seu tratamento psicológico. Na parte II, / Vazio, Iago em cenários diferentes. Por fim, a última parte: Libertação, onde Iago consegue compreender-se, entendendo cada dor que ele sentia. O personagem principal é Iago, um jovem recém-chegado à cidade grande. A história se desenvolve através das questões existenciais e com os próprios vazios de Iago. Através das sessões de terapia, o personagem vai entrando em contato com seus medos e angústias. A narrativa se desenvolve levando o personagem à encontros e lacunas que estão internamente dentro dele. É narrado em primeira pessoa, onde é exposto de forma visceral, os medos, horrores, os pensamentos e às conclusões de Iago.
O livro Bile Negra nos parece uma tentativa de colocar em palavras, as diversas formas que a angústia humana se manifesta interna e externamente nas pessoas. Sem dúvidas esse é um livro que dá uma “sacudida” em quem lê, talvez porque alguns dilemas do personagem podem se confundir com as nossas angústias e nossos medos. O mergulho no profundo e interno se torna inevitável.

O livro Bile Negra visto pela ótica do leitor, o convida à reflexão pessoal e partilha as questões existenciais às quais estamos submetidos no meio em que vivemos.
Apesar de ser Psicóloga, de formação Existencialista, acostumada em me deparar com estados de angústia e melancolia, esse pequeno livro me surpreendeu! O indico para pessoas interessadas em se aprofundar em seus próprios pensamentos e repensar sobre si mesmo! Leitura Recomendada!

Autor: Alexandre Loch –
Editora: Talentos da literatura brasileira
Páginas:190


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0
7 compartilhar

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e escritora. Diretora da Anima - Núcleo de Desenvolvimento Humano, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Casada, mãe de duas lindas meninas, é amante da música, literatura, artes marciais e atividades ligadas ao crescimento espiritual. Ganhou diversos concursos literários, mas somente em 2017 deu vazão às suas ideias, participando pela Editora Illuminare como autora das Antologias: Copas, Diário de Lúcifer, Para Maiores de 18, As faces do Horror, Vícios, Taras e Medos, Deep Web, Contos de um Natal sem Luz, e como autora e organizadora das Antologias Síndromes, Carpe Noctem, e da A Arte do Terror - Apocalipse. Também faz parte da ABERST e da A Arte do Terror. Transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, fantasia e horror. Seu autor preferido é Stephen King e por ser psicóloga, uma estudiosa da psique humana, como ele, acredita que o escritor presta atenção em como as pessoas reais se comportam e então, conta a verdade sobre o que vê.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. oprolevorter disse:

    I was very happy to seek out this internet-site.I needed to thanks on your time for this wonderful read!! I positively having fun with each little little bit of it and I’ve you bookmarked to check out new stuff you blog post.

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format