Resenha- As razões de Cris


0

“Os dois gordos zoados da sala deviam se unir e conquistar o mundo”

Ainda na infância, Cris, que sofria nas mãos dos colegas por ser negra e gorda conhece Pedro, um menino também gordo e humilde, e então as duas crianças que sempre passaram maus bocados se juntam formando uma dupla inseparável.  Quanto mais os anos passavam, mais os até então melhores amigos mudavam, levando a história que haviam começado, por um rumo totalmente diferente. A infância já havia passando e a amizade ainda estava ali presente, mesmo que as vezes fraca. Mas até quando? As mentiras de Pedro derrubariam os muros de Cris como todos os outros fizeram? Quais seriam suas razões, para mesmo depois de tantos anos a garota, agora crescida, querer vingança?

As palavras “Realista” e “Sensível” seriam perfeitas para descrever esse livro, que tão bem escrito nos apresenta uma história tocante. Um enredo muito bem construído, mas que necessita de um foco a mais na hora da leitura, com personagens marcantes e reais. Alguns personagens me cativaram (como Regina, Cris, Henrique, Dona Marisa e Pedro no começo) e outros me irritaram profundamente (como Rick Cabeça de Ovo, Júnior e Larissa), fazendo com que o sentimentalismo na história ficasse mais forte. Em várias partes do livro Cris nos conta o que sentia e pensava, nos fazendo acompanha-la por toda uma trajetória, mas também relatava os casos de racismo e gordofobia que sofreu na escola, o que os colegas faziam com ela quando os professores sumiam de vista, e isso só me fez lembrar mais dos discursos de ódio que os adolescentes repetem diariamente nas escolas.

O livro não te deixa hora alguma mergulhada no tédio, sempre com reviravoltas, ainda sigo impactada com o rumo que essa história tomou e com o que os personagens passaram e viraram ao longo dos anos, principalmente Henrique, ainda não superei o fim do meu personagem favorito viu dona Maria Freitas?.

Confesso que as vezes a ideia de vingança de Cris me incomodou, mas eu entendia o ponto de vista dela assim que mais um adolescente “arrotava” comentários ofensivos, não consegui ler essa trama sem chorar e me sensibilizar não só com essa menina tão especial e ao mesmo tempo singularmente comum, que tem uma história que merece ser ouvida, mas também com todo o cenário.

*

Super indico, essa história com uma mensagem tão importante e com um gostinho de interior e Minas merece ser lida mais vezes!!

Autora: Maria Freitas


Maria Freitas nasceu em 1994, é jornalista, compositora, escritora e designer editorial. Autora de As razões de Cris, primeiro romance publicado em versão física. Também é autora de A vida imperfeita de Teca e Sempre estive aqui. Saiba mais sobre o trabalho como designer editorial em “portfólio”.

Editora: Independente

Páginas:312

*

A gente nunca deve deixar uma garota chorando sozinha nos banheiros da vida”

A escuridão é belíssima, porque nela até o mais fraco dos brilhos se destaca”

“Descubra quais são seus sonhos, o que você acredita. E ame o que você descobrir ser”

“O mundo pode te colocar para baixo e te dizer um milhão de vezes que você é insuficiente. O problema é quando você começa a falar isso para você mesma”


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format