Resenha- À Sombra do Jatobá


0

“À sombra do Jatobá”,é um livro que nos conta a história de Ercília(Nanã), escrava e ama de leite das “sinhazinhas” Cândida e Teodora. A história se passa cerca de 140 anos atrás, no até então Brasil escravocrata em uma fazenda de cana-de-açúcar na Bahia. O enredo traz à tona o patriarcalismo da época, o cotidiano dos escravos e da fazenda de cana-de-açúcar, assim como a vida levada pelos senhores e brancos “ricos” do século XIX.

“Por isso quis trazer vosmecês aqui, para lhes contar tudo o que eu vivi aqui, nesse lugar,à sombra desse jatobá

O que dizer desse livro? Uma resenha não vai conseguir captar tudo o que eu senti no decorrer dessa leitura, todo a mistura de raiva e encanto.O enredo não é apenas um retrato de sofrimento e luta por liberdade, é também um manifesto sobre paixão. Nanã, que sempre cuidou das filhas do coronel , transmitiu a elas, mesmo que sem perceber, seu instinto revolucionário. As duas meninas cresceram aos cuidados da escrava, que fazia mais o papel de mãe que a própria, brincavam com os meninos da senzala e adoravam ver Nanã cozinhar e manipular suas ‘ervas’. As irmãs, que cresceram com um extinto de liberdade, amor e justiça, foram reprimidas pelo coronel, sendo quase que  “massacradas” por um século patriarcal, onde as mulheres pertenciam a seus pais e logo após que se casassem,a seus maridos.A história nos conta como os escravos viviam, a dor de Nanã, ao ver tudo que ela amava, sendo arrancado de seus braços em um gesto frio e violento. Através das linhas, podemos sentir toda ancestralidade e história,que nos transmite encanto e tristeza. Colocando Ercília(Nanã) e as “sinhazinhas”, como personagens principais dessa trama, a autora nos leva a refletir sobre o passado, e eu como uma menina branca, li essa história, mais do que nunca, refletindo sobre meus privilégios nessa sociedade.

O livro é bem escrito,dividido em duas partes, possui uma capa linda( já disse que amei essa capa?😍)e uma história de arrepiar. Recomendo para TODOS!

Livro: “À sombra do Jatobá”.

Autora: R.C Maschio.

-Editora: Expressão e Arte 

Páginas: 167.

“É esse gemido se estendeu por rápida noite até o amanhecer. O gemido de todas as fêmeas que têm suas crias abatida. O gemido de todas as mulheres, de antes dela e de depois dela, que ecoa pelo universo sem tempo. As outras escravas a ouviam e se compadeciam porque tinham dentro de si o mesmo lamento”

“Um pássaro que se criou dentro de uma gaiola vai ter medo de vir quando ganhar o mundo, mesmo que tenha sido criado com asas, a sinhazinha me entende?”

“Mulheres sozinhas,mulheres negras,mulheres simplesmente. Todas seriam observadas,julgadas, pisoteadas se não seguissem à risca uma cartilha já escrita, e escrita pelos homens”


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e escritora. Diretora da Anima - Núcleo de Desenvolvimento Humano, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Casada, mãe de duas lindas meninas, é amante da música, literatura, artes marciais e atividades ligadas ao crescimento espiritual. Ganhou diversos concursos literários, mas somente em 2017 deu vazão às suas ideias, participando pela Editora Illuminare como autora das Antologias: Copas, Diário de Lúcifer, Para Maiores de 18, As faces do Horror, Vícios, Taras e Medos, Deep Web, Contos de um Natal sem Luz, e como autora e organizadora das Antologias Síndromes, Carpe Noctem, e da A Arte do Terror - Apocalipse. Também faz parte da ABERST e da A Arte do Terror. Transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, fantasia e horror. Seu autor preferido é Stephen King e por ser psicóloga, uma estudiosa da psique humana, como ele, acredita que o escritor presta atenção em como as pessoas reais se comportam e então, conta a verdade sobre o que vê.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format