Resenha- A Ovelha Blue Jeans.


0

“A adolescência é uma espécie de ponte invisível entre o mundo magico da infância e o delírio realístico do mundo adulto. Na travessia de uma borda para outra, incertezas e esperanças acompanham cada passo dado”

“A Ovelha Blue Jeans” vai retratar de um modo leve e divertido a gravidez precoce de Raquel, assim como os dramas e reflexões de seu grupo de amigos. O dilema do aborto vai provocar discussões entre os personagens, se tornando o ponto central de toda a narrativa, “é certo ou, não é? ”.

Marco Tulio nos apresenta personagens reais, adolescentes como os que vemos todos os dias perambulando por nossos colégios e por nossas ruas. Junior, filho de pai com grande influência sempre teve tudo o que queria, mas sua vida “perfeita” desmorona ao saber que iria ser pai; Stella, amiga de Raquel que sonha em ser atriz  e alcançar a fama; Das Neves, o ‘nerd’ do grupo, sempre com as notas mais altas, pronto para alcançar o sucesso profissional; Aribu, menino de família pobre que sonha com o dia em que pessoas negras serão tratadas da mesma forma que pessoas de pele clara; Raquel, personagem principal, que lida com uma gravidez precoce e os dilemas do abandono e aborto. O grupo de jovens que conviveram boa parte da vida juntos, enfrentarão a dor do início da vida adulta e os recorrentes escapismos.

O enredo nos apresenta situações vividas no dia-a-dia da maioria dos adolescentes brasileiros, a pressão para o vestibular, o namoro e o prazer, a concorrência na hora de se candidatar a um emprego e os dilemas e questionamentos sobre drogas, preconceitos, gravidez, religião e vida adulta.

Nunca havia lido nada do autor e gostei bastante do primeiro contato com sua escrita, que é leve apesar de abordar temas tão importantes. Marco escreve bem e podemos ver em sua escrita resquícios de uma literatura de décadas atrás, assim como falas e diálogos que não são mais presentes nas conversas de hoje em dia. Posso dizer que alguns pontos me tocaram, como a dúvida de Raquel e o abandono eminente de Junior, os questionamentos políticos e sociais de Aribu, assim como o grande dilema da trama: o aborto. O livro cumpre tudo que a sinopse promete, personagens comuns, mas instigantes e reflexões sobre a vida e juventude. Fiquei dividida quanto ao final, não era o que eu esperava, mas não me desagradou.

Adorei ter conhecido a história de Raquel e seus amigos, e recomendo para os adolescentes que estão envoltos nesse tipo de trama todos os dias, assim como para os adultos, aliás, quem resiste a uma viagem ao tempo da juventude?

Autor: Marco Túlio Costa

Editora: Record

Páginas:170


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format