O tempo e o vento – Érico Veríssimo


0
3 compartilhar

Por Maleno Maia

Por minha concepção, falar de Érico Veríssimo é apresentar um artista multifacetado dentro da literatura. Transcorrendo por vários segmentos, vou aprofundar o meu texto em sua obra de maior destaque: a saga “O tempo e o vento”. Eu não pretendo contar a história de sua vida e muito menos destacar a biografia, pois essas referências são fáceis de buscar em páginas e sites. Vou transferir o sentimento e a percepção que a obra me passou.

Sendo um autor pós-modernista, Érico apresentou uma escrita de libertação, influenciando imediatamente grande parte de autores contemporâneos; aliás, posso concluir que sua obra foi um dos ápices da contemporaneidade. Trazendo ainda as influências realistas, ele trabalhou esse estilo com vanguarda, tamanha a sua visão de mundo. O reflexo de referências históricas que ele trouxe foi crucial para o tom épico que a saga se caracterizou.

“O tempo e o vento” é divido em três partes: O Continente (2 tomos), O Retrato (2 tomos) e O Arquipélago (3 tomos), ou seja, são um total de 7 livros, e é necessário muito fôlego e energia para trafegar em uma série que conta mais de cento e cinquenta anos da história do Rio Grande do Sul. Contudo, a leitura vale muito a pena.  Sem dúvida alguma, Érico buscou informações precisas e imprescindíveis para sua saga, que levou mais de 10 anos para ser concluída. Diante do atraso da publicação de O Arquipélago, os editores tinham receio de que ele não o concluísse, devido aos problemas de saúde que o autor passou a enfrentar.

O título de cada parte é um adendo considerável. O Continente é ilustrado pela ocupação da região de São Pedro, reportando o início da exploração das terras e formação da família Terra-Cambará a partir de 1745. É um romance praticamente regionalista, destacando o meio rural. O Retrato já apresenta o início da urbanização do Rio Grande do Sul – tanto em O Continente quanto em O Retrato há o importante Sobrado, que configura como um grande telespectador dentro da narrativa extensa e épica. Durante esses dois volumes, Érico cita a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai, que tanto influenciaram na conduta das pessoas. Em O Arquipélago, como o próprio nome diz, temos uma metáfora da família que cresceu e se desmantelou, formando então vários arquipélagos; neste último volume chegamos à Era Vargas e o Estado Novo.

A saga de Érico contribuiu para o forte protagonismo dos personagens. Muito bem construídos, por sinal. Os homens eram daquele tipo “machão”, que confrontavam com as guerras, com a busca de sua honra; já as mulheres é que detinham o mérito de serem fortes por toda a saga, sendo antológicas, conservando a identidade da família.

Por fim, é uma leitura riquíssima, em uma linguagem culta e poética. É, definitivamente, a coleção que sustenta e impera a história do Rio Grande do Sul vista por outros parâmetros. Indiscutivelmente recomendável.

Maleno Maia nasceu em Santo Anastácio, interior de São Paulo e atualmente mora em Presidente Prudente – SP. É professor licenciado em Química, poeta, contista, romancista e colunista do blog Literanima. 

 

 Texto inicialmente publicado na EuLeioBrasil, cada dia um novo texto 🙂

http://www.euleiobrasil.com.br/o-tempo-e-o-vento-erico-verissimo/

 

 


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0
3 compartilhar

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format