O que é um projeto Catarse?


1
1 ponto

ESCLARECIMENTO
Olá queridos, muitos autores estão procurando a editora para perguntar o que significa – na realidade – um projeto de antologia ou livro no Catarse. E porque ainda não aderimos.Em resumo Catarse é uma plataforma online de financiamento coletivo. Financiamento de qualquer coisa, nesse caso de livros, onde o leitor é quem paga pelos custos da produção do livro e o resto vai para lucro da editora e, em algumas vezes, porcentagem de direitos aos autores. Com uma boa parte do lucro para o site Catarse, claro.
No caso das antologias, significa que – em resumo – tem-se o tema de uma antologia, o edital, os autores escrevem, enviam, são escolhidos, tudo normal, MAS não pagam nada, NO ENTANTO, o livro só vai ser publicado, em papel, físico, só vai EXISTIR mesmo, se os leitores comprarem o livro ANTES mesmo dele ser diagramado, registrado, editado e impresso. Antes do livro existir. Ou seja os leitores precisam financiar para que o livro saia. Até lá, o leitores precisam ser convencidos a comprar, pagar, por algo que não existe ainda.

Se durante o período/prazo, em que o projeto estiver em arrecadamento de dinheiro dos leitores, (pois precisa ter prazo de arrecadamento) esse prazo acabar e não alcançar uma meta financeira que a editora estipula, não haverá livro, e acaba o projeto sem publicação. Salvo se quem organizar o projeto garantir que mesmo sem alcançar a meta do financiamento, haverá livro, o que em 90% dos casos não se dá.

As vezes os próprios autores e idealizadores do projeto investem para que o projeto vá a finalização, por falta de outros que não aderiram, mas ai dá no mesmo de antologia por cota ou compra de exemplar.

Portanto é válido SIM participar de uma antologia em Catarse, não se paga nada, e as vezes se recebe percentual do lucro obtido, mas o GRANDE risco é o leitor preferir investir um livros famosos, badalados, de autores já renomados, no lugar de apostar em um livro que ainda não existe, exigindo do leitor a espera de que o projeto termine para só então começar a produção do livro, para depois receber o exemplar, o que vai exigir por sua vez muita confiança dos leitores em que organiza o projeto.

Outro risco é o escritor se frustar por investir talento na escrita, expectativa na espera da seleção, tempo da divulgação que vão exigir dele, afinal ele faz parte do projeto precisa divulgar e MUITO, e no final não ter seu conto publicado, caso leitores suficientes não apostem no projeto, gerando um impacto negativo na imagem do autor que divulgou um livro que não teve adesão. Dois lados da moeda.

MUITOS projetos em Catarse tem sucesso, claro, é bem legal, mas muitos projetos infelizmente terminam por não lançar a obra. Ainda mais quando se trata de comprar livro no Brasil, marketing pesado de grandes editoras, pouca condição financeira do leitor na hora de escolher que livro comprar, e a meta, as vezes alta, que os projetos estipulam tentando gerar um lucro que nem sempre é possível na literatura.
Enfim, isso é Catarse par livros e antologias.A escolha é de quem investe tempo e nome (autor) e de quem investe dinheiro (leitor).
Em resumo é isso, esperamos ter ajudado quem tinha dúvidas.
Abraços !

Equipe Illuminare

Rô Mierling


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

1
1 ponto

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
1
love
lol lol
0
lol
omg omg
1
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format