Meu Livro Virou Filme! E agora?


0

c9ebe0ed-f7fe-4ac2-bcb1-673d268015a5

por Humberto Lima

Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação. ”

Charles Chaplin

Chamada de sétima arte, o cinema é polemico desde seu nascimento como cinematógrafo nas mãos dos irmãos franceses Lumière e de George Méliès (pai da ficção cientifica) em 1895.

A primeira sala de cinema do mundo localizada na França, chamada de Eden, ainda existe, mas apenas em Paris o cinema começou, com boa divulgação e o filme La Sortie de l’usine Lumière à Lyon, que mostrava a saída dos funcionários da fábrica dos Lumière. A historia conta que nessas sessões as pessoas passavam mal, se levantavam e fugiam ao ver a aproximação de cavalos, marias fumaças e outras cenas que lhes maravilhavam e aterrorizavam!

Tirando a parte de fugir (não perco as cenas pós-crédito por nada nesse mundo), o cinema mantém sua capacidade de maravilhar e aterrorizar as pessoas a mais de cem anos.

Porém, quando nosso livro predileto, aquele que nos fez passar raiva, sono e até fome (quem nunca maratonou um livro o dia todo, não sabe do que estou falando), vai se transformar em filme, começamos a ficar apreensivos.

Será que vão fazer uma boa adaptação? (sempre passo por isso com os livros do Stephen King), o ator vai ser bom? A história será fiel ao livro?

Será que este vai ser um filme ruim ou será uma obra prima de arte?

Algumas pessoas menosprezam manifestações artísticas enquanto exaltam outras. Mas afinal o que é a Arte?

Na Europa do século XVIII, começou a classificação de Belas-artes, ou seja, artes preocupadas com a criação do belo, sem utilidade alguma além de representar a própria beleza, sendo colocadas na seguinte ordem: a música, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, a poesia e o cinema.

(Ah, sim, outras artes, de maneira não oficial são consideradas Belas-Artes como afotografia (oitava), os quadrinhos (nona) e os games (décima).

O que é arte afinal? Tudo é arte!

E qual o papel da arte? É nos tocar, nos chocar, nos maravilhar!

O escritor é ele também um artista. Quando você lê um livro e se sente aterrorizado, quando lê um drama e chora, uma ficção e se indigna com ditadores espaciais, a arte prestou seu papel.

O problema é que o cinema utiliza linguagens e códigos diferentes da literatura, de maneira que muito do que é escrito e idealizamos, nos choca ou deprime quando vemos exposto em imagens. Desde a escolha da atriz ou ator para o papel de um personagem que não é como nós “vemos” até mudanças no roteiro para enxugar custos que nos desagradam.

A visão do Diretor é outro problema, de maneira egoísta nós nos apropriamos do “nosso livro” e o diretor também se apropriou da maneira dele. Tudo isso cria um conflito difícil de se superar.

E quando sabemos que o filme ficou maravilhoso? Quando é unânime! Assim como quando sabemos que o filme ficou muito ruim! A maior parte das pessoas detesta, pois somos criados dentro de um certo valor estético que é universal e a cultura é algo difícil de ser quebrada!

Ainda assim, dispa-se de seus pré-conceitos, assista ao filme e depois crie seu juízo de valor sobre ele!

Ah! E sem spoilers! Por que isso sim, é muita sacanagem! Hahaha

Pense nisso: pensar enlouquece.


WhatsApp Image 2019-02-02 at 18.38.36

Humberto Lima é professor de Geografia e observador do mundo. Reside em São Paulo, capital na região da Zona Leste, tem um filho de 23 anos. Apaixonado por terror em filmes, seriados e livros. Amante de mitologia e estudante em tempo integral com áreas de interesse que abrangem do sobrenatural ao banal, do erudito ao pop. Participa em mais de 25 antologias em editoras diversas.


Publicado inicialmente em :
http://www.euleiobrasil.com.br ! Todo dia um novo texto!<3


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Victoria Manuela

Victória Manuela nasceu na cidade mineira de Nova Lima no ano de 2005. Estudante e amante da literatura, teve a primeira participação em uma obra literária em 2017 nas Antologias Ana e Carpe Diem. Escreve contos e poesias e é leitura assídua de vários estilos literários. Sonha em ser uma escritora de sucesso e fazer faculdade de Letras. Seus hobbys são: ler, escrever e pintar.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format