Kobane Calling


1
1 ponto

Kobane Calling – Texto por Marília Aguiar

Kobane Calling é uma graphic novel, escrita e desenhada pelo autor Italiano Zerocalcare; Um diário das duas viagens que o autor fez à fronteira entre a Turquia e a Síria, a região autônoma democrática de Rojava, em especial à cidade sitiada de Kobane, onde o povo tem lutado por suas convicções e sua liberdade contra as forças do Estado Islâmico e dos governos turco e sírio, que não os reconhece enquanto entidade autônoma. Durante essas viagens, o autor e seus companheiros participam dos trabalhos de ajuda humanitária, compartilham experiências com a população local e acompanham uma unidade feminina de treinamento de combatentes (a YPJ) nas montanhas.

O aspecto jornalístico é muito interessante e bem executado; Claro, dentro das possibilidades que as circunstâncias permitiam. Muitas pessoas e localizações foram omitidas por motivos de segurança, e pra não comprometer os guerrilheiros. Ainda assim, a sensação que temos é de estar junto com o autor em cada cena. Há uma sensibilidade em captar momentos cotidianos de forma leve e engraçada, se mesclando com momentos de tristeza e dor frente aos horrores e perdas da guerra, o olhar curioso do estrangeiro que procura compreender uma realidade tão diferente da sua. Conflitos religiosos, culturais, políticos, o vício em chai e as azeitonas no café da manhã… Zerocalcare se pega pensando sobre a sua relação com isso tudo, seus motivos pessoais para estar ali, expectativas e preconceitos, o medo de a qualquer momento ser pego no fogo cruzado, mas principalmente, a admiração idealista pela luta dos guerrilheiros e o que representa para o mundo inteiro a resistência, principalmente na cidade de Kobane.

A arte é sensacional! O estilo cartunesco possibilita um humor inesperado e inteligente, caricaturas muito eficazes, metáforas visuais brilhantes, e ainda uma visão bastante precisa das paisagens e das sensações que elas evocam. Talvez esse seja o maior mérito dessa HQ, a riqueza de recursos visuais e narrativos de que apenas um autor imensamente imaginativo poderia dispor. Torna um pouco mais fácil digerir uma realidade brutal que é desconhecida por muitos, denegrida por tantos outros e ignorada pela maioria, em especial, por aqueles que poderiam intervir, mas apenas se aproveitam dela para se auto promover.

É difícil sair dessa leitura tendo a mesma visão do conflito, fosse ela qual fosse anteriormente. Também é impossível não colocar nossas próprias ideias e conceitos sobre o que conhecemos como sociedade em perspectiva. A leitura está recomendadíssima! Mas é importante lembrar que essa HQ representa apenas um pedaço muito pequeno dessa história; A Guerra Civil na Síria começou em 2011; a primeira viagem de Zerocalcare aconteceu em 2014, e a HQ em forma de livro foi lançada em 2016, na Itália; e a guerra ainda está em curso.

Rojava

Embora não seja reconhecida oficialmente pelo governo sírio, é uma república autônoma de fato desde julho de 2012, no contexto da Guerra Civil Síria, sendo desde então, controlada por guerrilheiros locais, principalmente Curdos, que adotam um sistema de autonomia baseado nos princípios do  Confederalismo Democrático como democracia diretaigualdade de gênero e sustentabilidade.  Situada na porção norte-nordeste da Síria, organizada em três cantões autogovernados: AfrînJazira e Kobanî, além de partes da Região de Shahba. A resistência curda se tornou um farol de luz em meio à toda a barbárie dos conflitos em na região, e ainda hoje são uma das principais forças enfrentando o Estado Islâmico e outros grupos terroristas fundamentalistas.


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

1
1 ponto

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. froleprotrem disse:

    Enjoyed studying this, very good stuff, regards.

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format