Entrevista Literária – Tito Prates.


1
1 ponto

Inaugurando as Entrevistas Literárias do Literanima, entrevistamos Tito Prates. Autor nacional de romance policial , terror e suspense.

Tito, para nós é um prazer entrevistá-lo. Conte-nos um pouco sobre você e sua carreira literária.

  • Eu sou um leitor compulsivo desde os 9 anos de idade. Com 14 escrevi meu primeiro romance policial, nunca publicado. Depois passou-se um longo tempo, trabalhei 20 anos como traumatologista buco-maxilo-facial e administrador de empresas. Só depois dos 40 resolvi escrever algo sério: A primeira biografia originalmente escrita em língua portuguesa de Agatha Christie, autorizado pelo neto dela.
Tito Prates

Qual o seu estilo literário e o que gosta de escrever?

  • Escrever contos e livros policiais e de terror. O meu terror é sempre mais voltado para o terror real, possível, nossos medos racionais e não fantasmas, monstros essas coisas. Já meu policial vai desde o detetive de cadeira até crimes muito sangrentos, mas que foram reais um dia.

Como começou a escrever e o que te motivou a criar suas histórias?

  • Agatha Christie. Agatha Christie e.. Agatha Christie.

Escritora Agatha Christie

Atualmente tem quantos livros publicados? Fale um pouco mais sobre eles.

  • Pergunta difícil. Mais de 20 participações em antologias, uns 4 prefácios e introduções, 2 livros biográficos da Agatha, dois policiais na Amazon, uma coletânea mista de terror e policial, uma coletânea de terror e um romance policial em edição.

Você vê alguma dificuldade em publicar um livro no mercado literário brasileiro atualmente?

  • O primeiro foi uma aventura, o segundo outra maior ainda. Agora, no quinto, já tenho uma lista de leitores que já me permite ficar mais tranquilo, mas editoras grandes e publicações tradicionais ainda não apareceram e nem sei se as quero, pelo retorno financeiro e o perigo de ficar preso em uma entressafra sem poder publicar nada, preso a um contrato.

Além de escrever, gosta de ler? Quais são seus autores e gêneros favoritos?

  • Agatha Christie, Victor Bonini, Lúcia Machado de Almeida, Gabriel Garcia Marques, Robert Galbraith.

Para encerrar. Deixe um conselho para os escritores que estão vindo agora.

  • Não desista, estude, faça cursos e nunca ache que o que você escreveu não pode melhorar. Invista em boas revisões e edições dos seus textos por gente recomendada por quem você confia no mundo literário, ouvindo o que estão propondo e aprendendo. 

Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

1
1 ponto

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
1
fun
geeky geeky
1
geeky
love love
3
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e mestranda em Literatura. Diretora da Anima - Núcleo de Desenvolvimento Humano, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Casada, mãe de duas lindas meninas, é amante da música, literatura, artes marciais e atividades ligadas ao crescimento espiritual. Ganhou diversos concursos literários e vem participando como autora e organizadora de diversas Antologias. Escritora, blogueira, colunista e roteirista, transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, suspense, terror e horror. Seu autor preferido é Stephen King e como ele, acredita que o escritor presta atenção em como as pessoas reais se comportam e então, conta a verdade sobre o que vê, através de caminhos alternativos e acrobáticos. É membro da ABERST e da A Arte do Terror e vem desenvolvendo projetos voltados a esse mercado específico.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Flávio Karras disse:

    Agathatito

  2. Debora Gimenes disse:

    Ah que legal! Adorei a entrevista.

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format