Entrevista Literária – Paula Mello


1
1 ponto

1- Paula, para nós é um prazer entrevista-la. Conte-nos um pouco sobre você e sua carreira literária.

O prazer é todo meu, agradeço muito pelo carinho. 

Eu comecei a escrever aos 12 anos de idade, mas fui muito desmotivada pelo ditado “escrever não dá dinheiro” e acabei abandonando o hábito, algo que acho muito triste. Mas, no auge dos meus 26 anos, nunca tendo deixado de inventar histórias na minha mente, eu acabei escrevendo uma fanfic de Harry Potter que durou simplesmente mais de oito livros e fez sucesso na internet e logo depois, publiquei o meu primeiro livro original de fantasia.

2- Qual o seu estilo literário e o que gosta de escrever?

Fantasia, para ler também, sou apaixonada em como esses mundos fantásticos nos fazem viajar para longe.

3- Como começou a escrever e o que te motivou a criar suas histórias?

Eu comecei em um caderno de redação da escola e assim fui criando várias histórias em cadernos. Tudo me motivava e ainda motiva. Filmes, livros, sonhos, músicas, a inspiração aparecia e eu já tratava de fazer a história em minha mente e depois passar ela para o papel.

4- Atualmente tem quantos livros publicados? Fale um pouco mais sobre eles. 

Quatro. Eu tenho três livros de fantasia que fazem parte da mesma trilogia.

Os de fantasia se chamam “A ilha dos elementos”, “O Rio de Hydra” e “Os dois irmãos”, publicados pela editora Hope (esse último será lançando na bienal do livro do Rio de Janeiro), é uma história envolvendo um mundo criado por mim, aonde habitam seis diferentes criaturas, entre eles humanos e feiticeiros, com muitas lendas e profecias sobre uma guerra que mudará o destino de todos. Eu criei sistemas religiosos, militares e até línguas próprias para esses livros.

O de romance se chama “Mil estrelas no céu” e é publicado pela editora Livros Prontos. Ele foi literalmente inspirado em um sonho que eu tive e conta a história de um jovem rapaz que passou a sua vida quase toda doente trancado em casa nutrindo um amor platônico que finalmente é correspondido quando ele tem a chance de sair de casa e uma menina com problemas emocionais que luta contra eles e encontra um rapaz que muda a sua vida. 

5- Você vê alguma dificuldade em publicar um livro no mercado literário brasileiro atualmente?

Sim, demais! Por mais que você divulgue, é tão difícil se interessarem por autores nacionais, especialmente mulheres na fantasia, um ramo considerado mais masculino mesmo depois da era J K Rowling, porém eu sigo sendo tentando compartilhar alguns dos meus sonhos e um pedacinho do meu coração que são meus livros com todos os que posso alcançar.  

6- Além de escrever, gosta de ler? Quais são seus autores e gêneros favoritos?

Eu amo ler, acho que uma coisa parece que leva a outra. Meu gênero preferido é fantasia e a J K Rowling segue sendo a minha preferida nele. Amo também mistério e terror. Tenho como uma lindas referências de autores nacionais a Camila Martins e o Eduardo Sphor.

7- Para encerrar. Deixe um conselho para os escritores que estão vindo agora. 

  Não deixe ninguém dizer que o seu sonho, que o que está dentro do seu coração não vale a pena de ser feito. Siga em frente, crie seu público, use redes sociais e plataformas digitais, leia muito, desenvolva a sua escrita, mas nunca, nunca mesmo desista.

Paula Mello é uma carioca de 29 anos, autora do livro “A Ilha dos elementos” pela editora Hope.
Paula é professora de inglês e estudante de psicologia e letras. A “ovelha negra” de uma família praticamente inteira de advogados. Ela gostava de criar e contar histórias desde sua infância, mas com 12 anos, começou a escrever pequenos contos.  Mas, apenas aos 26 anos decidiu publicar online seus livros, começou com fanfics de Harry Potter e depois para os seus originais. Ela costuma dizer que quer escrever até quando seus dedos não permitirem mais, pois, essa é a sua grande paixão.

Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

1
1 ponto

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
1
geeky
love love
1
love
lol lol
0
lol
omg omg
1
omg
win win
0
win
Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e mestranda em Literatura. Diretora da Anima - Núcleo de Desenvolvimento Humano, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Casada, mãe de duas lindas meninas, é amante da música, literatura, artes marciais e atividades ligadas ao crescimento espiritual. Ganhou diversos concursos literários e vem participando como autora e organizadora de diversas Antologias. Escritora, blogueira, colunista e roteirista, transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, suspense, terror e horror. Seu autor preferido é Stephen King e como ele, acredita que o escritor presta atenção em como as pessoas reais se comportam e então, conta a verdade sobre o que vê, através de caminhos alternativos e acrobáticos. É membro da ABERST e da A Arte do Terror e vem desenvolvendo projetos voltados a esse mercado específico.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Debora Gimenes disse:

    Entrevista bacana. Sempre temos que ouvir nossos sonhos.

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format