Como agarrar um leitor


0

Tenho acompanhado as manhas e engenhosidade dos escritores para angariar seguidores nas mídias sociais e aumentar seus leitores. Cada vez mais surgem páginas no Facebook de autores – principalmente escritoras hot, como a maravilhosa Tatiana Amaral – fazendo lives e sorteios ao vivo de marcadores, chaveiros, bottons, algemas, bloquinhos, cadernetas, lápis personalizados, postais e tudo que possa atrair as leitoras ávidas por romances quentes e sensuais.

Outra moda que se alastrou na internet está nos sorteios no Instagram, centenas de IGs diariamente sorteiam marcadores, livros, antologias, quadrinhos e o que mais houver que possa atrair novos leitores e seguidores. É uma febre que atrai muita gente, principalmente mulheres entre 14 e 60 anos que são leitoras frequentes das novas autoras nacionais. Um único sorteio tem de 200 a 500 comentários marcando outras pessoas para participarem, porque uma regra frequente desses sorteios é marcar 3 amigos nos comentários, além de seguir vários outros IGs. Há tantos sorteios no IG hoje em dia que, se você quiser, pode participar de um sorteio por dia de cada mês do ano.

Outro modo de agarrar leitores que também está dando muito certo em nosso incerto mercado editorial, com famosas livrarias falindo, é atrair leitores com assinaturas de Clube do Leitor. A TAG surgiu com a ideia há uns 3 anos e tem vendido milhares de livros mensalmente com a curadoria da TAG, que convida celebridades para escolherem um livro a ser enviado aos assinantes, acompanhado de uma revista literária, brindes, marcadores e o livro escolhido pelo curador do mês em capa dura, luxuosamente encadernado – e tudo por um preço bem razoável. Uma pizza custa 60 reais e a assinatura da TAG fica em torno de 56 reais, com o frete.

Além da TAG, vários outros clubes surgiram nesses últimos anos. A Editora Intrínseca também tem uma caixinha mensal em que envia postal, marcador, revista, livros de capa dura, etc. para um leitor ávido por bons livros de todo gênero: suspense, fantasia, drama, terror, etc. O leitor também pode escolher a caixa bem sortida do Turista Literário, que traz, além do livro do mês, vários brindes, como uma playlist para escutar enquanto lê o livro recebido, perfumes, agendas, canecas e tudo que possa agradar o leitor a querer continuar assinando. A alegria de abrir a caixa e descobrir o livro enviado, revelando cada brinde é um prazer que seduz milhares de brasileiros.

Também existe a caixinha mais que sortida da Livros e Citações para garotas românticas de todas as idades, com o livro best-seller da juventude do mês, como a Barraca do beijo, Todos os garotos que amei, Série Rainha Vermelha, Série Trono de vidro e outros. Em 2018, no mês em que foi enviado o livro Como eu era antes de você, cada assinante ganhou de brinde a meia listrada de amarelo e preto que a protagonista do romance em questão usava. E existem vários outros clubes ao gosto de cada um. Até a RICO tem um clube interessante de 2 livros LGBT por mês com vários brindes. E você, autor? Qual o seu truque para atrair mais leitores?

Por Margarete Prado


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format