CLAPE – Coletânea Literária da Associação Prudentina de Escritores


1
8 compartilhar, 1 ponto

CLAPE – Coletânea Literária da Associação Prudentina de Escritores

 

Quando um grupo de escritores se propõe a fomentar a arte, dessa ação só poderia nascer algo majestoso e significativo. Todos dizem que quando um autor publica um livro é como ter um filho. E no caso em quevários autores se reunem para projetar esse filho? A sensação é a mesma, contudo a única diferença é que todos compartilham da mesma criação

 

Fundada em 2007, a associação promoveu o primeiro CLAPE em 2017, com dez anos de existência. Lembrando que não se trata de uma Academia deLetras e, por assim ser, o grupo é formado por autores de várias faixasetárias, facilitando a inclusão de artistas que proporciam e comulgam outras áreas artisticas e do conhecimento. A proposição do grupo realmente é essa –acolher todas as artes vinculadas à literatura – por isso é fácil encontrarautores engajados na música, no teatro e nas artes plásticas.

 

            Chegando o ano de 2019, e nessa longa viagem, vieram as tão almejadas e desejadas coletâneas de textos de autores de Presidente Prudente e região, que servirão também como referência ao que é produzido no meio literário.  É um tipo de proposta que possibilita ser agraciada e divulgada em outras regiões do país. Por conta disso, proponho levá-la para fora, ao conhecimento de outros representantes envolvidos no universo das letras.  Não há como negar pela representação desses trabalhos, que a cidade é um celeiro de grandes poetas, e é neste momento oportuno que comprovaremos o que lhes escrevo. Finalmente, ouviremos as vozes desses autores, que deixarão registrada a sua composição poética, expondo o que há de magnífico na escrita. Quando aconteceu o primeiro CLAPE, eu não estava disposto a adentrá-lo, em virtude de ter mais dois trabalhos em processo de construção e por não possuir textos inéditos, a fim de não repetir trabalhos que já haviam sido publicados anteriormente. Agora neste segundo, senti-me honrado e no dever de transferir e expor a importância desse grupo de autores, vinculados magistralmente ao lançamento destes livros que, consequentemente, estimularão a leitura e chamarão a atenção dos moradores dacidade.

                                          

(A contra-capa dos livros resume os sentimentos que revelam e confirmam a existência acolhedora da associação)

 

            Nestas coletâneas, o que iremos comprovar,  é a inspiração, é a força de seus autores em deixar o seu legado, e em promover suas ideias em palavras. Quando as palavras vêm bem costuradas, elas se pautam em significados, finalizando e definindo em texto o que vem talhado na forma de poesia, conto ou crônica. Não importa qual o estilo literário escolhido pelo autor, todos se resumem a exprimir sensações e exaltar a criatividade e o conhecimento.

            Promovida pela Associação Prudentina de Escritores, simples e carinhosamente conhecida como APE, as obras têm a função de agregar e reunir autores já consagrados e experientes com aqueles ávidos em publicar o seu primeiro trabalho; pode ser que a partir destes livros, venha-nos a ser revelados grandes artistas.  Eu mesmo conferi, e confirmo comprovadamente, que novos e grandes nomes estão neles. Assim, sem dúvida alguma, junto com outras áreas artisticas já exploradas na cidade, o CLAPE vem com a intenção de consolidar a escrita com exímio em Prudente e região. 

            O lançamento da segunda coletânea foi um evento concomitante com o 122º sarau, e não poderia ser diferente, visto que a associação está em constante processo de transmitir o prazer da leitura, de fervilhar e trazer à tona as mais belas sensações, estremecendo-nos dos pés a cabeça. A cidade precisava disso, e por isso já se definiu que seria de bom agrado que se festejasse um CLAPE por ano. Portanto, facilmente venho a defender que essas coletâneas só se realizaram pelo empenho e pela busca da criatividade de seus integrantes. Definitivamente é um trabalho exclusivo, para ficar na memória de Presidente Prudente e na apreciação de quem quiser e puder conhecê-lo.

(Após enaltecer os livros, não poderia deixar de mencionar os envolvidos. À esquerda,o CLAPE 1, e a direita, o CLAPE 2, apesar de que nem todos estiveram textos publicados nos dois volumes. Eu, particularmente, como havia citado acima, só participei do segundo)

 

Fotos

Lançamentos

(Grupo de autores da associação no lançamento do CLAPE 1- realizado na galeria Takeo Sawada – local exclusivo de exposição de arte do Centro Cultural Matarazzo – setembro de 2017)

 

(Lançamento do CLAPE 2 – realizado no mesmo local –fevereiro de 2019) 

Por : Maleno Maia


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

1
8 compartilhar, 1 ponto

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e escritora. Diretora da Anima - Núcleo de Desenvolvimento Humano, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Casada, mãe de duas lindas meninas, é amante da música, literatura, artes marciais e atividades ligadas ao crescimento espiritual. Ganhou diversos concursos literários, mas somente em 2017 deu vazão às suas ideias, participando pela Editora Illuminare como autora das Antologias: Copas, Diário de Lúcifer, Para Maiores de 18, As faces do Horror, Vícios, Taras e Medos, Deep Web, Contos de um Natal sem Luz, e como autora e organizadora das Antologias Síndromes, Carpe Noctem, e da A Arte do Terror - Apocalipse. Também faz parte da ABERST e da A Arte do Terror. Transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, fantasia e horror. Seu autor preferido é Stephen King e por ser psicóloga, uma estudiosa da psique humana, como ele, acredita que o escritor presta atenção em como as pessoas reais se comportam e então, conta a verdade sobre o que vê.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format