A modernidade líquida frente à leitura tradicional


0

Por Humberto Lima

 

“Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros.

Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever –  inclusive a sua própria história.” 

 

Em um primeiro momento vamos deixar de lado o autor dessa frase.

Vamos falar de modernidade.

Hoje no mundo conectado, dominado por smartphones, notebooks e outros periféricos, quem mais pensa em ficar com livro aberto? Papel? Coisa de velho!

Olha, vou ser sincero… eu mesmo não consigo ler em computador! Acho péssimo!

Em celular também detesto ler. Escrever, até escrevo. Ler? Nem tanto!

Também né? Para os padrões de vocês eu sou velho, atravessei dois séculos, vi o regime militar, presidentes subirem, caírem e nunca deixei de ler.

O hábito da leitura é muito antigo e ele vai se acumulando e se apropriando das tecnologias que surgem com o tempo. O antigo sumério que lia na tabuleta de argila em símbolos cuneiformes a Epopeia de Gilgamesh (procure para ler, é fenomenal) com toda certeza é a mesma criança que hoje arregala os olhos lendo Harry Potter.

Não importa o que temos nas mãos: tabuletas, folhas de pergaminho, livros em papel, e-books em tablets ou smartphones, o importante é nunca perdemos o encanto por ler.

Ah, ia me esquecendo de uma coisa: o autor da frase, poxa!

Ele é nada mais, nada menos que Bill Gates, a pessoa que fez com que cada um de nós tivesse um celular na mão utilizando um sistema operacional!

Apesar de fazer parte da modernidade líquida, em que a maneira de se apropriar do conhecimento muda de forma rapidamente, esse grande homem sabe que não existe nada mais importante que um bom livro!

Abra-o, cheire-o e devore-o!

Leia mais!

Pense nisso: pensar enlouquece!

 

Humberto Lima é professor de Geografia e observador do mundo. Reside em São Paulo, capital na região da Zona Leste, tem um filho de 23 anos. Apaixonado por terror em filmes, seriados e livros. Amante de mitologia e estudante em tempo integral com áreas de interesse que abrangem do sobrenatural ao banal, do erudito ao pop. Participa em mais de 25 antologias em editoras diversas.

Texto publicado originalmene no EuLeioBrasil, cada dia um novo texto 🙂

http://www.euleiobrasil.com.br/a-modernidade-liquida-frente-a-leitura-tradicional/


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Mhorgana Alessandra
Mhorgana Alessandra é mineira, psicóloga e escritora. Diretora da Anima - Núcleo de Desenvolvimento Humano, ministra palestras e consultorias sobre diversos temas do comportamento humano. Casada, mãe de duas lindas meninas, é amante da música, literatura, artes marciais e atividades ligadas ao crescimento espiritual. Ganhou diversos concursos literários, mas somente em 2017 deu vazão às suas ideias, participando pela Editora Illuminare como autora das Antologias: Copas, Diário de Lúcifer, Para Maiores de 18, As faces do Horror, Vícios, Taras e Medos, Deep Web, Contos de um Natal sem Luz, e como autora e organizadora das Antologias Síndromes, Carpe Noctem, e da A Arte do Terror - Apocalipse. Também faz parte da ABERST e da A Arte do Terror. Transita por diferentes estilos, mas tem especial fascínio pelos gêneros de ficção, fantasia e horror. Seu autor preferido é Stephen King e por ser psicóloga, uma estudiosa da psique humana, como ele, acredita que o escritor presta atenção em como as pessoas reais se comportam e então, conta a verdade sobre o que vê.

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format