A construção de Mundos Fantásticos


0


Quando pensamos em criar uma história a primeira coisa que passa na nossa cabeça é o gênero a ser escrito.
Independente do escolhido, você precisará criar um mundo e nesse momento deve pensar onde se passará o roteiro.
Será um universo próprio ou algo que já existe? 
Quando utiliza o mundo real, urbano ou rural, tem que buscar referências geográficas ou mesmo criar uma cidade fictícia que pode ser baseada em alguma real ou não.
Dentro dessas cidades você pode se utilizar de mitologias pré-existentes. Se resolver falar de vampiros, por exemplo, alguns paradigmas não podem ser quebrados.
Vampiro não andar durante o dia é um dos mais clássicos.

 Você até pode, porém, subverter alguns conceitos considerando que exista uma boa explicação, pois do contrário você frustra os seus leitores. Pode até transformar seu personagem em uma exceção, mas alguns dos dogmas devem ser mantidos para o bem da sanidade geral do texto.

Se resolver criar um universo mágico em que pessoas se teleportam pelo ar, também terá que pensar o que faz um determinado personagem tão diferente assim dos outros, tornando-o um indivíduo único.Ainda assim os outros personagens devem obedecer as regras daquele universo, sob o risco dele se tornar algo banal e desagradar o público leitor e isso não deve nunca acontecer.
Cada universo deve ser regido por leis próprias, sejam elas físicas ou mágicas. A sua única limitação é a sua imaginação.
A criação dos cenários também devem seguir uma lógica razoável ou mesmo lógica alguma caso seja a norma de seu universo.

 Quanto aos personagens, menos é mais, sendo que muitas vezes é melhor trabalhar a construção e manutenção de poucos personagens em profundidade do que muitos em um carnaval de gente que nao acrescentam nada a história. 

Quando se trata de contos em antologias é até mais complicado, pois o espaço para se manobrar as palavras é menor e você deve escolher com cuidado o que pretende escolher.
Ainda assim, sendo um universo fantástico ou real, faça-o como gostaria de ler e isso já torna sua obra por si só atraente, se puder, seja obsessivo com os detalhes. Lime, lixe, lapide seu texto a exaustão. 

Ofereça o seu melhor ao leitor. Sempre!

Por: Humberto Lima


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0

Qual é a sua reação?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Lucas Vilela

Um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share this
Choose A Format
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format